Levantamento mostra que 80% do público tem olhar positivo para Dia do Consumidor

Estudo da Vert.se, com base nas redes sociais, aponta que somente 20% dos consumidores

são mais pessimistas com o Dia do Consumidor em comparação à Black Friday

 

O público comprador está vendo o Dia do Consumidor (15 de março) de forma mais positiva que a Black Friday. Esse foi o principal insight percebido em levantamento realizado pela Vert.se Inteligência Digital, empresa de inteligência com foco em dados, sobre o tema. De acordo com a pesquisa, apenas 20% dos internautas têm sentimentos negativos a respeito da data.

Entre os termos de busca, segundo a análise, os mais destacados foram “Dia do Consumidor” e “Semana do Consumidor”, mas “descontos”, “ofertas”, “promoções”, “cupom” e “compras” orbitaram entre os mais procurados. “Com relação aos termos, ‘frete grátis’ e ‘sorteio’ também apareceram muito”, analisa Carol Zaine, CEO da Vert.se.

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 15 de março. No total, foram analisados 46.836 publicações e o maior pico de interações aconteceu exatamente no dia 15, com 15.105 menções (32,25% do total). “Procuramos entender os sentimentos e como o consumidor percebeu a data e os dias que a antecederam, analisando discussões em redes sociais”, conta Carol.

A Vert.se observou que as mulheres estiveram mais ativas nas redes sociais. Elas iniciaram 50% das conversas no dia 15, contra 22% dos homens. Os demais 28% foram posts gerados por organizações.

Com relação ao dispositivo usado, 77% das publicações foram feitas por smartphones. “Esse é um padrão semelhante ao da navegação em geral, mas que evidencia a necessidade de qualquer conteúdo ou promoção estar otimizado primeiramente para celulares”, considera a executiva. Ela acrescenta que, em 2019, a pesquisa TIC Domicílios indicou um total de 59% dos brasileiros acessando a internet apenas pelo celular.

Quando analisados os principais publicadores, de acordo com Carol, os perfis mais ativos foram grandes marcas varejistas, como Havan, Magazine Luiza e Boticário, além de e-commerces especializados, como a Grão de Gente, voltada para o mercado infantil, ou CVC, do setor de serviços.

“Essas marcas citadas são as que fizeram publicações consideradas mais quentes e com grande repercussão, além de possuírem maior número de seguidores. Também vale referência ao perfil do Cruzeiro, time de futebol de Minas Gerais. Ele apareceu muito por conta de posts em parceria com a Buser, plataforma que intermedia viagens de ônibus”, avalia a CEO da Vert.se.

Conforme o levantamento, é possível destacar os posts de Banco do Brasil, Sicoob e Santander, com dicas de segurança para compras online e alertando os consumidores para eventuais fraudes ou promoções enganosas. Também aparecem com destaque Reclame Aqui e Light, no que diz respeito à renegociação de dívidas.

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