Comunicação Interna X Estratégia de Employer Branding – Qual a diferença?

Você já escutou por aí o termo Employer Branding? Se sim, sabe do que se trata? Em tradução para o português, significa Marca Empregadora e é o conjunto de estratégias adotado por uma empresa para construir uma marca que gere orgulho e admiração em seus colaboradores, além do desejo de pertencer entre aqueles que não fazem parte.

Muita gente confunde Employer Branding com comunicação interna. Contudo, estes são pedaços complementares de uma estratégia ampla de comunicação entre a empresa, sua equipe e demais públicos de interesse no segmento de recursos humanos.

O papel da comunicação interna na estratégia de Employer Branding

A comunicação interna se preocupa em garantir que existam canais e ferramentas de comunicação que façam as mensagens chegarem a cada um dos colaboradores. Podem ser informativos internos enviados via e-mail, portais de intranet, grupos de WhatsApp, aplicativos, plataformas de mídias sociais ou quaisquer outros instrumentos capazes de informar e assegurar a transparência de ações. Tudo isso aliado a uma linguagem acessível que cumpra o papel de informar.

A eficiência da comunicação interna é um pilar fundamental  em qualquer estratégia de Employer Branding. Nenhum colaborador se sente confortável quando pessoas de fora da organização têm informações às quais ele ainda não teve acesso. Um ótimo exemplo deste tipo de situação é quando há rumores na imprensa – ou na famosa “rádio peão” – de que a empresa será vendida. Um time mal informado pode se sentir inseguro sobre seus postos de trabalho, acarretando, em último caso, perda de talentos com pedidos de demissão desnecessários e prejudiciais.

Além disso, como é possível falar para os outros sobre como a empresa é sólida e boa para trabalhar quando não se tem conhecimento de todos os benefícios disponíveis ou das ações sociais realizadas pela organização? Enfim, uma comunicação interna bem estruturada é alicerce para uma boa estratégia de Employer Branding.

Estratégias de Employer Branding

Quando um talento busca uma colocação, que tipo de características ele espera em uma empresa? Um ambiente de trabalho inclusivo? Modelo de trabalho híbrido ou home-office? Um portfólio de benefícios completo? Provavelmente a resposta para todas estas perguntas é sim. No entanto, existem outros fatores mais subjetivos atrelados a uma percepção positiva do mercado a respeito da empresa como local de trabalho.

Esta percepção se constrói principalmente a partir dos depoimentos de quem trabalha na empresa. As mídias sociais são uma grande janela e as falas de seus colaboradores são como uma fresta aberta para o que acontece do lado de dentro. Um ambiente que impulsiona e desenvolve talentos, relatado pela visão de quem gosta de fato de trabalhar na organização, é seu melhor cartão de visitas.

A empresa deve incentivar de muitas formas este comportamento. No mundo da economia 4.0 não basta ser, é preciso parecer e aparecer – muito!

Alguns exemplos de ações que uma empresa pode realizar para estimular postagens nas mídias sociais:

  • Entrega de um bom kit de boas-vindas. Quando um colaborador inicia sua jornada, normalmente está animado e estimulado a compartilhar. Um kit completo, alinhado à marca e propósito da organização, é certamente um elemento a mais para impulsioná-lo a tirar uma foto e postar nas mídias sociais seu novo passo profissional.
  • Ações internas que envolvam postagens em suas regras. Por exemplo: criação de uma campanha onde o colaborador posta algo em seu perfil.  Aquele que ganhar mais likes pode escolher uma instituição para receber doação.
  • Postar nos perfis da empresa. Conteúdos que falam sobre os times, contando histórias de conquistas e exaltando qualidades, de forma que o colaborador queira mostrar para suas redes que faz parte daquele projeto, são uma maneira de valorizar e encorajar o compartilhamento.

Comunicação é uma via de mão dupla

Oferecer informações claras, em linguagem amigável e acessível é, como dito acima, fundamental. Porém, escutar também é necessário. Toda empresa precisa ter canais de comunicação eficientes para receber sugestões, reclamações e feedbacks em geral. 

Ouvir o público interno é uma forma de avaliar se as mensagens estão sendo recebidas e compreendidas conforme a expectativa e demonstra à equipe a preocupação da empresa sobre suas opiniões e necessidades.

Objetivos de uma estratégia de Employer Branding

A estratégia de Employer Branding precisa estar alinhada aos objetivos do negócio. Em uma etapa inicial deste processo, é preciso entender quais as dores a serem resolvidas. Algumas das principais necessidades, cuja solução pode ser uma boa estratégia de Employer Branding, são:

  • Retenção de talentos;
  • Contratação de profissionais com mais qualificação;
  • Atração de mais candidatos para oportunidades abertas na organização;
  • Obtenção de reconhecimento externo e interno sobre excelência de sua cultura organizacional.

É preciso contratar uma agência para cuidar da estratégia de Employer Branding?

Sim e não. No caso de empresas de maior porte, com times internos de comunicação e recursos humanos mais estruturados, é muito possível que a estratégia possa ser desenhada e desenvolvida ‘dentro de casa’. Contudo, quando se trata de empresas menores, contratar uma agência é um caminho bastante eficiente.

Ao colocar no fluxo profissionais especializados, a organização garante agilidade e assertividade em suas ações.

Este é um dos serviços que realizamos aqui na LF & Cia Comunicação Integrada e os mais de 20 anos de experiência contam muito na entrega de estratégias de Employer Branding personalizadas. 

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