Pandemia torna comunicação das marcas vital

As inúmeras oportunidades de trabalhar canais próprios de comunicação dá aos gestores de Marketing um cenário único para trabalhar a conexão entre as marcas e suas audiências na era digital. Nesse contexto, as conversações já eram indispensáveis, porém essa realidade acaba de ser potencializada exponencialmente com a pandemia do coronavírus. Em meio à crise global de maior proporção em décadas, nunca foi tão importante fazer a mensagem certa chegar a todos os públicos de relacionamento.

Nesse sentido, a comunicação passa a ter uma projeção única e traz à tona desafios e oportunidades para os gestores de Marketing mostrarem relevância no mundo dos negócios, que, naturalmente, tende a ficar ainda mais focado no bottom-line.

Atualmente, a Comunicação & Marketing cruza transversalmente todas as faces do negócio e isso passa, necessariamente, por responsabilidades que ganham dimensões ainda maiores nesse momento, em atividades como relacionamento com a mídia, gestão da reputação e gerenciamento de crise.

Em um quadro que demanda atenção redobrada e cuidados específicos, listamos a seguir dez dicas ligadas à comunicação, que podem ser úteis para passar melhor pelas turbulências que vivenciamos:

1- O momento não é de se esconder, mas de se posicionar. Assim, a marca deve adotar postura pró-ativa e iniciar os diálogos. Desta forma, fica mais fácil se conectar com suas audiências e, ao mesmo tempo, evitar correr atrás dos concorrentes;

2- Mantenha o embasamento nas melhores práticas de Comunicação & Marketing dentro do setor de atuação da sua empresa, mas esteja atento às ações de empresas de outros segmentos. Afinal, insights para sair da caixa e, até mesmo, inovar podem vir de qualquer lugar.

3- Amplie o radar para mensagens que chegam dos clientes, visando ajustar e melhorar a oferta, incrementando as chances de venda;

4- Sob a perspectiva da marca, considere os impactos que as decisões de negócios podem ter internamente e externamente para articular ações e respostas necessárias;

5- Estamos na linha de frente com relação às percepções da marca. Aproveite essa posição para gerar dados de diferentes fontes, transformando insights em ativos para o C-Level;

6- Não deixe o board de decisores se descolar da postura humanizada que o momento exige. Desta forma, todas as ações da marca tenderão a ser mais autênticas e, consequentemente, as mensagens serão melhor recebidas pelo público;

7- Comunicação é tanto estratégica quanto tática. Use essa característica singular para ajudar os decisores a pensar no curto e no longo prazo;

8- Faça o máximo para alinhar decisões de negócio às premissas do propósito. Mais do que nunca o momento é de autenticidade, principalmente se sua marca se conecta com os Millennials e a Geração Z;

9- Estimule a realização de Q&As sobre o storytelling que envolve estratégias e decisões de negócio da empresa com sua equipe de comunicação. Muitos têm raízes no jornalismo e possuem postura questionadora. Explore essa característica para, de antemão, identificar vulnerabilidades e decidir a melhor forma de agir;

10- Pensando na reputação, mantenha o equilíbrio nas principais dimensões ligadas aos conteúdos atrelados à marca, seja nos canais próprios ou nas mídias conquistadas, incluindo volume, timing, variedade e engajamento;

Os desafios trazidos pelo coronavírus são enormes em todos os sentidos. Felizmente, os recursos e know-how para desenvolver ações de Comunicação & Marketing são melhores do que nunca. É importante concentrar o foco nas prioridades e, nesse sentido, conte com especialistas para desenvolver os projetos e manter alto desempenho nas entregas. Considere que mesmo atividades não geradoras de receita diretamente podem agregar valor como solução de negócio.

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