ChatGPT bate recorde de crescimento nas redes sociais, mas questões delicadas suscitam discussões
Levantamento da Vert.se mostra que ferramenta com inteligência artificial é a “bola da vez” nas redes sociais, recebendo 61% do total de citações dos brasileiros nas redes sociais
O ChatGPT atingiu cerca de 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro, apenas dois meses após seu lançamento. Com isso, ele se torna a ferramenta digital com crescimento mais rápido da história, passando TikTok e Facebook, por exemplo, que levaram muito mais tempo para atingir essa marca. Levantamento realizado pela Vert.se Inteligência Digital, empresa de business intelligence com foco em dados de redes sociais, observando a plataforma Stilingue, apurou que, do total de citações dos brasileiros nas redes sociais, 61% foram apenas em fevereiro. Dessas, 63% das publicações partiram do Twitter. Mas nem tudo são flores.
A empresa de business intelligence apurou que, mesmo com esse crescimento ímpar – ou até por causa disso -, o ChatGPT ainda gera muitas discussões nas redes. Entre os posts, muitos focam em críticas e elogios, mas há grande volume de pessoas discutindo a ferramenta e uma das principais questões é sobre a suposta ameaça a algumas profissões, incluindo conteudistas, redatores e até compositores. “Como todo assunto novo, esse também merece análise mais aprofundada ao longo dos próximos meses”, defende Carol Zaine, CEO da Vert.se.
Pesquisas e buscas – A Vert.se também analisou as pesquisas no site de buscas. De acordo com o levantamento, Alexa (Amazon) vinha reinando solo nas temáticas ligadas à IA até ser ultrapassada nas buscas por “ChatGPT” (OpenAI), a partir de janeiro. O pico de buscas aconteceu em 29 de janeiro, um dia após a reportagem sobre o assunto ir ao ar no programa Fantástico, da TV Globo. Por outro lado, o Bard, concorrente direto do ChatGPT, e a mais nova das ferramentas, lançada em 6 de fevereiro, tem o menor volume de buscas.
Questões ligadas a estudos educacionais se destacam entre as principais buscas relacionadas ao ChatGPT, como provas de faculdade e concursos públicos. No mês passado, por exemplo, a IA passou por grandes testes e foi “aprovada” em provas de Medicina, Direito e MBAs nos EUA, causando preocupações.
Do final de janeiro até aqui, vem crescendo as pesquisas na internet sobre “ChatGPT”, alinhadas a termos como “estudo”, “ensino”, “prova” e “escola”. Vale destacar que as palavras “texto” e “respostas” são algumas das mais usadas nesse contexto, fazendo referência ao uso da IA para construção de redações e para obter respostas de provas, por exemplo.
Tendo como base o Google Trends, é que o Distrito Federal teve o maior número de pessoas buscando o termo “ChatGPT”, seguido por São Paulo, Santa Catarina, Amapá e Paraná.