Datafolha aponta marcas mais lembradas pelos brasileiros na 32ª edição do Prêmio Folha Top of Mind

Coca-Cola, Nike, Omo e Samsung foram os destaques da premiação, consagradas como vencedoras do “Top do Top”. Confira os vencedores, em mais de 80 categorias

A cerimônia de premiação da 32ª edição do Prêmio Folha Top of Mind, realizada na noite de ontem (25), revelou as marcas que estão na ponta da língua dos consumidores brasileiros como as mais lembradas. Os destaques ficaram para Coca-Cola, Nike, Omo e Samsung, contempladas na categoria especial “Top do Top”. A gigante sul-coreana dos eletrônicos foi protagonista durante a celebração ao conquistar outros prêmios nas categorias “Aparelho de TV”, “Computador e Notebook” e “Smartphone e Tablet”, além das categorias especiais “Top Confiança” e “Top Inovação”. A festa no Tokio Marine Hall teve apresentação de Lilia Cabral e Nany People, marcando a volta presencial do evento, interrompido em 2020 devido à pandemia.

As categorias regionais contemplaram Cristal, no “Destaque Região Centro-Oeste”; Pitú e Primor, no “Destaque Região Nordeste”; Havaianas, no “Destaque Região Norte”; União, no “Destaque Região Sudeste”; e Melitta, no “Destaque Região Sul”.

A noite também foi especial para marcas como Adidas, Nike e Samsung, contempladas no “Top Confiança”; Risqué, no “Top Feminino”; Havaianas, no “Top Masculino”; além de Natura e Ypê, no “Top Preservação do Meio Ambiente” e “Top Sustentabilidade”. A Ypê também levou o “Top Performance”, categoria vencida pela empresa com o maior crescimento em percentual em relação à pesquisa anterior.

Desde 1991 no mercado, quando começou aferindo 12 categorias, a pesquisa de lembrança de marcas feita pelo Datafolha é a principal do país. Segundo Luciana Chong, diretora do instituto, o Prêmio Folha Top of Mind se mantém relevante em 32 anos de trajetória por identificar mudanças de comportamento dos consumidores, bem como transformações no ambiente mercadológico. “Mais do que uma referência em recall sobre produtos e prestadores de serviços, o reconhecimento evidencia percepções e sentimentos de um público com demandas cada vez mais desafiadoras às empresas. Esse movimento que inclui questões ambientais, bem como de inclusão e diversidade, exigindo das organizações propósito claro, bem comunicado e conectado às práticas, para manterem-se relevantes no dia a dia das pessoas”, ressalta.

Renovação – Nesta edição, 84 categorias foram pesquisadas, sendo 16 inéditas, ou seja, há renovação significativa dentro da iniciativa. As novidades na premiação são: “Alívio de Azia e Má Digestão”; “Amaciante de Roupa”; “Aplicativo de Turismo”; “Atacadista”; “Bicicleta”; “Cera e Lustra Móveis”; “Chocolate”; “Coloração para os Cabelos”; “Conexão 5G”; “Fralda Descartável”; “Linguiça Calabresa”; “Máquina de Café em Cápsula”; “Maquininha de Pagamento”; “Posto de Gasolina”; “Sandália”; e “Sensibilidade dos Dentes”.

A pesquisa do Prêmio Folha Top of Mind realizou 7.701 entrevistas nesta edição, entre 2 e 13 de agosto de 2022, considerando a população a partir dos 16 anos, de todos os sexos e classes sociais, em 197 municípios de todos os estados e do Distrito Federal. Nesse processo, os pesquisadores utilizam avião, carro, moto, ônibus e, até mesmo, barco para representar a pluralidade regional do Brasil ao máximo.

Sustentabilidade – A revista especial, com o mesmo nome do prêmio, circula hoje (26) junto com a edição da Folha de S.Paulo. A publicação deste ano tem recorde de páginas e traz a sustentabilidade como tema central, apresentando diversos olhares sobre como o universo das empresas está lidando com as preocupações em relação ao planeta. Desta forma, coloca no centro das atenções as ações práticas das corporações para minimizar os impactos na natureza.

Entre os assuntos abordados estão utilização de recursos hídricos, compensação de carbono e projetos que envolvem replantio, bem como as iniciativas para comunicar essas atividades à sociedade. Outra reportagem aborda a aliança de grandes marcas com ONGs protetoras da fauna brasileira. Além disso, a redação convidou integrantes do World Wide Fund for Nature (WWF) e da Fundação SOS Mata Atlântica para desenvolver conteúdos analíticos.

Confira a lista dos ganhadores do Folha Top of Mind 2022:

 

Categorias
Top do Top Coca-Cola, Nike, Omo e Samsung
Top Confiança Adidas, Nike e Samsung
Top Feminino Risqué
Top Inovação Samsung
Top Masculino Havaianas
Top Performance Ypê
Top Preservação do Meio Ambiente Natura e Ypê
Top Sustentabilidade Natura e Ypê
Destaques Regionais
Destaque Região Centro-oeste Cristal
Destaque Região Nordeste Pitú e Primor
Destaque Região Norte Havaianas
Destaque Região Sudeste União
Destaque Região Sul Melitta
Categorias
Alimentos
Açúcar União
Adoçante Zero-Cal
Arroz Tio João
Café em Pó Pilão
Carne Friboi
Chocolate Nestlé
Feijão Camil, Kicaldo e Tio João
Iogurte Grego Danone e Vigor
Leite Ninho
Linguiça Calabresa Sadia
Macarrão Adria
Macarrão Galo
Margarina Qualy
Molho de Tomate Elefante
Pratos Congelados Sadia
Requeijão Vigor
Tempero Pronto Sazón
Bebidas
Cachaça 51
Vodka Smirnoff
Whisky Johnnie Walker Red Label e White Horse
Dia a Dia e Uso Pessoal (Saúde, Higiene e Beleza)
Absorvente Feminino Sempre Livre
Alívio de Azia e Má Digestão Eno
Coloração para os Cabelos Cor&Ton, Koleston e L’Oréal
Cosméticos Avon, Natura e O Boticário
Cuidados para o Bebê Johnson & Johnson
Esmalte de Unha Risqué
Fralda Descartável Pampers
Medicamento Genérico EMS e Medley
Pasta de Dente Colgate
Plano de Saúde Unimed
Protetor Solar Sundown
Sensibilidade dos Dentes Colgate
Produtos para Casa
Amaciante de Roupa Comfort
Cera e Lustra Móveis Óleo de Peroba e Poliflor
Chuveiro Elétrico Lorenzetti
Cola Instantânea Super Bonder
Detergente Ypê
Faca para Churrasco Tramontina
Fritadeira Britânia, Mondial e Tramontina
Geladeira Consul
Máquina de Café em Cápsula 3corações
Máquina de Lavar Roupas Brastemp
Panela Tramontina
Sandália Havaianas
Tinta de Parede Suvinil
Turismo e Transporte
Agência de Viagem CVC
Aplicativo de Turismo CVC, Uber e 123milhas
Bicicleta Caloi
Caminhão Mercedes-Benz
Carro Volkswagen
Companhia Aérea Gol
Moto Honda
Óleo Lubrificante Lubrax
Pneu Pirelli
Posto de Gasolina Ipiranga, Petrobras BR e Shell
Tecnologia e Comunicação
Aparelho de TV Samsung
Computador e Notebook Samsung
Conexão 5G Claro e Vivo
Operadora de Internet de Banda Larga Vivo
Operadora de Telefone Celular Vivo
Operadora de TV por Assinatura Sky
Smartphone e Tablet Samsung
Finanças e Varejo
Atacadista Assaí e Atacadão
Banco Banco do Brasil
Cartão de Crédito Visa
Loja de Móveis e Eletrodomésticos Casas Bahia
Maquininha de Pagamento Cielo e Pagseguro
Poupança Caixa Econômica Federal
Seguro Bradesco Seguros e Porto
Site de Compras Mercado Livre
Supermercado Assaí, Atacadão, Carrefour e Extra
plugins premium WordPress
Abrir
Precisa de ajuda?
LF & CIA
Olá 👋
Como podemos te ajudar?