Clear Channel e Hands estreiam tecnologia que altera campanhas no out of home de acordo com a audiência
Solução inédita na mídia exterior brasileira usa dados mobile anônimos atualizados em tempo real
A veiculação de campanhas na mídia out of home (OOH) ganha um novo e importante capítulo no mercado nacional. A Clear Channel, uma das maiores empresas de mídia exterior do mundo, e a Hands Mobile, empresa de tecnologia que reúne inteligência de dados mobile e ativação contextualizada, uniram suas especialidades e apresentam o Smart Audience, solução desenvolvida para aprofundar o nível de segmentação e personalização de campanhas veiculadas em telas digitais OOH nas ruas.
O Smart Audience permite às agências e anunciantes segmentar campanhas no out of home, direcionando os conteúdos exibidos de acordo com a audiência que circula naquele local e naquele momento. A ferramenta é uma adaptação do sistema Dynamic Creative Optimization (DCO), nativamente digital, que entrega a comunicação correta de acordo com quem é impactado, para o digital out of home (DOOH), um veículo de massa. O nível de segmentação vai desde informações contextuais até o perfil sociodemográfico e comportamental, possibilitando centenas de classificações de audiências diferentes. Essas informações anônimas, coletadas de dispositivos móveis e que protegem a privacidade do usuário, são integradas às telas digitais nas ruas, favorecendo uma comunicação mais assertiva.
Dessa forma, é possível definir diferentes targets, com comunicação direcionada para cada um deles. A partir desses perfis, a base mobile é classificada usando diferentes fatores, como classe social, idade, lugares que frequentam, deslocamento na cidade, entre outros. Ao iniciar a campanha nas telas digitais da cidade, cada ponto exibirá uma arte diferente de acordo com a audiência ao seu redor naquele momento. A tecnologia não permite a visão individualizada das informações e apenas trata de informações agregadas de clusters de comportamento. Todos os dados coletados são anonimizados com o consentimento dos usuários, como previsto pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O potencial de inovação da mídia out of home vem se renovando ano após ano com a utilização de novas tecnologias. Com o processo de digitalização das telas, uso de dados e outras tecnologias, surge um novo mundo de integração bem próximo ao ambiente on-line, porém nas ruas. “O Smart Audience é indicado a todos os tipos de anunciantes, independente da variedade de ofertas ou segmento. É um caminho natural do nosso meio. Com as telas conectadas, o uso de dados externos atualizados em tempo real deixará a comunicação sempre relevante. Além de usar a localização e informações contextuais, agora, o perfil da audiência também determina a mensagem na mídia OOH em tempo real”, explica André Colmenero, especialista de Produtos e Desenvolvimento de Negócios Digitais da Clear Channel.
“Com os dados móveis, a mídia OOH acrescenta a assertividade da mídia digital à sua eficiência. É quase um OOH programático, já que ele ganha a inteligência em tempo real e a capacidade de segmentar audiências, mudando os criativos no momento correto, para o perfil de cliente certo”, afirma João Pedro Ribeiro do Val, head de Novos Negócios da Hands Mobile.
A combinação de tecnologia e inteligência de dados é o futuro da mídia exterior e comprova que veículos de massa também podem ser segmentados. “É integração de dados, segmentação e inovação em uma única ferramenta, permitindo diferentes estratégias de comunicação e personalização das campanhas”, completa André Colmenero.