Brasileiros falam menos sobre suicídio e saúde mental nas redes sociais
Levantamento da Vert.se mostra que população do País, comparativamente
a 2021, está falando menos sobre temas ligados ao Setembro Amarelo este ano
Pode até ser reflexo do fim da pandemia, mas o brasilero tem usado menos as redes sociais para falar sobre temas ligados ao Setembro Amarelo. Vale destacar que a campanha começou pela prevenção ao suicídio, mas, com o tempo, também acabou abraçando os debates sobre a saúde mental. De acordo com levantamento conduzido pela Vert.se Inteligência Digital, empresa de business intelligence com foco em dados de redes sociais, a repercussão sobre “Setembro Amarelo” e #setembroamarelo caiu 41,68% no Instagram e 10,86% no Twitter, de 2021 para 2022.
“A menor representatividade do tema neste ano pode estar relacionada com o fato de que, no ano passado, a pandemia era muito mais falada e o isolamento mais rigoroso. Dessa forma, muito se debateu sobre cuidados com a saúde mental nesse período. Em 2022, o mês foi marcado por reportagens sobre pessoas que ainda aderem ao isolamento severo e sofrem com ansiedade e depressão originadas durante a crise pandêmica”, analisa Carol Zaine, CEO da Vert.se.
Outro dado levantado, de comparação entre 2019 (antes da pandemia) e 2020 (primeiro ano de pandemia no Brasil), identificou crescimento nas citações dos termos “depressão”, “ansiedade” e “suicídio” no Twitter (23,72%), durante o período pandêmico. Foram mais de 2,8 milhões de tweets com uma dessas palavras em 2020, sendo o maior volume de publicações feitas por mulheres (68%). Já no Instagram, no primeiro ano de pandemia, os posts utilizando os mesmos termos cresceram 22,85%, na comparação com 2019. As interações nessa rede também foram mais frequentes, aumentando 15,84% no primeiro ano de Covid-19. O levantamento também mostra o quanto os principais transtornos psicológicos estão sendo citados em 2022 no Twitter.
Especificamente sobre a data 10 de dezembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o volume de posts e interações teve pico expressivo em 2021 – com mais de 2 milhões de interações no Instagram e quase 12 mil posts no Twitter. Já neste ano foram 575 mil interações no Instagram e 3,7 mil posts no Twitter. Em comparação com o ano passado, a redução foi de 69,17% no volume de posts no Twitter e de 71,25% de interações no Instagram.
Termos relacionados à campanha #setembroamarelo – Palavras como “prevenção”, “saúde” e “conscientização” são algumas das mais comuns ligadas à ação em si, assim como o Centro de Valorização da Vida (CVV). Já entre os transtornos ligados ao tema, “ansiedade” e “depressão” são os mais usados nas conversas sociais. “Você não está sozinho” é a frase mais utilizada pelos apoiadores da campanha, quase como um slogan.
Desde o início deste ano, a busca pelo termo “ansiedade” teve mais destaque no Google, seguida por “depressão”. “Textos sobre depressão”, “teste de saúde mental”, “teste de depressão” são algumas das pesquisas relacionadas a estes temas. Estados da região Nordeste foram os que mais pesquisaram sobre os transtornos no Brasil, com destaque para o Maranhão. Nele, as pesquisas estão relacionadas principalmente com “sintomas”, “remédios” e “tratamento”.