Associação Viva e Deixe Viver recebe certificação Brasil que Lê

OSC é uma das instituições que contribui para o
mapeamento das iniciativas de promoção de leitura no Brasil

 

A Associação Viva e Deixe Viver (Viva), organização da sociedade civil (OSC) que congrega 1,3 mil voluntários responsáveis por contar histórias em 85 hospitais do País, acaba de receber certificado outorgado pelos organizadores da pesquisa O Brasil que Lê, realizada desde 2002 e voltada a mapear iniciativas de promoção de leitura e formação de leitores no Brasil. Desta forma, os organizadores reconhecem a participação da Associação no levantamento, valorizando o trabalho realizado. A Viva tem como um de seus objetivos a formação de contadores de histórias e a disseminação da leitura entre as crianças e seus familiares e, por conta desse foco, foi uma das entidades convidadas a participar do estudo.

A pesquisa O Brasil que Lê é um projeto em conjunto do Instituto Itaú Cultural, Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e JCastilho Consultoria. A iniciativa mapeia e analisa projetos de formação de leitores e mediadores em todos os estados brasileiros. O objetivo é dar visibilidade a ações que estão (re)construindo o tecido social brasileiro por meio da leitura e da cultura, resgatando histórias e vidas, compartilhando conhecimento e apoiando decisivamente o estabelecimento de novos patamares para a formação continuada de leitores no País.

“Nos últimos três anos, a Associação Viva e Deixe Viver (Viva) conseguiu atingir um total de quase 100 mil livros lidos em todo o Brasil. Isso é ainda mais importante se levarmos em conta a pandemia, que impossibilitou a atuação presencial dos nossos voluntários nos hospitais. Nesse sentido, foi fundamental se adaptar rapidamente para a continuidade das atividades no ambiente digital. Esse movimento ampliou nosso alcance e também nos aproximou ainda mais da vertente educacional”, diz Valdir Cimino, fundador da Viva.

“A Viva e Deixe Viver é uma proposta memorável na promoção da leitura, porque une saber (literatura), sabor (ter e dar prazer) e humanismo (a crença no valor do bem)”, acrescenta Eliana Yunes, supervisora-geral do projeto O Brasil que Lê.

plugins premium WordPress
Abrir
Precisa de ajuda?
LF & CIA
Olá 👋
Como podemos te ajudar?