Compensa ter um blog corporativo? Muito, mas prepare-se

Por Lucia Faria*

Muito se fala sobre a importância do blog corporativo como estratégia de comunicação. No entanto, pouca gente realmente dá valor e sabe utilizar bem essa ferramenta. Sem dúvida, trata-se de um instrumento maravilhoso de comunicação e, em vários momentos, uma pedra no sapato também.

Se os gestores de Comunicação e Marketing sabem das vantagens – entre elas, melhorar SEO, dialogar com o público alvo, demonstrar autoridade, conhecimento, tudo a baixo custo – por que ainda encontramos tantos blogs corporativos ruins? Essa é fácil responder: porque dá trabalho e as empresas estão sem braços disponíveis.

Assim como acontece com pessoas físicas, o blog corporativo precisa ter um “dono”, alguém compromissado em manter esse canal ativo e atraente. Um grande erro é deixar essa ferramenta solta na corporação, sem liderança, vazia de conteúdo relevante por falta de abastecimento.

Não permita que o blog da sua empresa se transforme naquela brincadeira da batata quente, em que o produto vai sendo jogado de mão em mão até despencar de vez. Importante ressaltar, no entanto, que a pessoa responsável precisa ter conhecimento do processo comunicacional. Um blog desatualizado ou mal feito serve para nada, é simplesmente inútil. Ao entregar essa poderosa ferramenta a alguém despreparado tecnicamente, você vai perder oportunidade de manter relacionamento importante com os públicos de interesse, com desperdício de tempo e dinheiro.

5 motivos para sua empresa ter blog corporativo:

Resumindo, seguem cinco razões para sua empresa investir em um blog corporativo:

1. Aumento da visibilidade de marca (awareness) – Conteúdo de qualidade vai atingir consumidores que buscam informação a respeito daquele tema/produto.

2. Aumento de tráfego no site (SEO) – Com bom conteúdo e utilização de palavras-chaves relevantes, o site da empresa será melhor ranqueado nos mecanismos de buscas. 3. Ou seja, as pessoas vão achar seu site com muito mais facilidade em relação à concorrência.

4. Autoridade – Como consequência da qualidade do conteúdo postado ficará claro que quem entende do assunto são vocês! Confiança e credibilidade são resultados certeiros dessa estratégia.

5. Relacionamento – Nunca se esqueça de responder a todas as pessoas que entram em contato por meio dos seus canais corporativos, inclusive o blog. Esse ponto de contato será crucial para criar uma boa imagem perante os consumidores.

6. Resultados financeiros – Quando sua empresa for encontrada, reconhecida e qualificada como confiável pelas pessoas, os resultados das vendas virão como consequência dessa estratégia.

Contratar fornecedor externo para o seu blog pode ser uma solução

Se sua empresa não tiver braços na área de comunicação para levar o blog e demais canais digitais adiante, procure um fornecedor externo. Essa é uma das atividades oferecidas, por exemplo, pela LF & Cia Comunicação Integrada. Aqui também se aplica o ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”. Na correria de todo dia, é muito comum cuidarmos dos clientes e esquecermos de nós mesmos. Por isso, estamos retomando o nosso próprio blog, que estava parado após algumas tentativas nos últimos anos.

No nosso caso, o desafio é estimular todos da equipe a contribuir com ideias e textos sobre assuntos relacionados ao universo da Comunicação. Temos grandes talentos em nosso time e precisamos da expertise de todos. Só que para levar a estratégia adiante, designamos uma profissional responsável pelo gerenciamento da ferramenta. Alguém que irá se dedicar com afinco para fazer cumprir o calendário editorial.

Temos convicção de que quem gosta do assunto vai nos seguir e nos reconhecer, de imediato, como especialistas no tema Comunicação. E quando precisar de expert no assunto terá nosso nome em mente. O esforço vale a pena, não temos dúvidas.

*Lucia Faria é fundadora e diretora da LF&Cia Comunicação Integrada.

Saiba mais sobre nosso serviço de SEO e como ele pode ajudar na sua estratégia de comunicação.

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