Datafolha e Folha de S.Paulo revelam as marcas mais lembradas pelos brasileiros
29ª edição do Prêmio Folha Top of Mind, entregue nesta terça-feira (29), apresenta resultado com as marcas que estão na mente dos consumidores
Quais as marcas brasileiras que não saem da cabeça dos consumidores? Essa resposta foi dada na noite desta terça-feira (29), durante a 29ª edição do Prêmio Folha Top of Mind, promovido pelo Datafolha e Folha de S.Paulo e considerado o maior e mais importante estudo de lembranças de marcas do América Latina em 64 segmentos. O sabão de lavar roupas Omo, da Unilever, conseguiu um resultado histórico que há 20 anos não era visto na premiação. Vale lembrar, que desde 2013, a categoria contemplava em média quatro vencedores. Omo foi a marca mais citada e faturou sozinha o título de “Top do Top”. O produto repete o feito de 1999, quando também venceu de forma isolada na categoria.
A Petrobras venceu pela quarta vez como a “Marca que representa o Brasil”. A empresa foi destaque entre os homens, entre os mais escolarizados e entre os que ganham mais de dez salários mínimos. Ypê e Natura dividiram a liderança, pelo segundo ano consecutivo, na categoria “Preservação do Meio Ambiente”. Já o prêmio “Inovação” foi para a Samsung. E empatadas na categoria “Confiança”, as vitoriosas foram Samsung e Omo (veja a relação completa das campeãs abaixo).
Para descobrir as marcas que estão na mente dos brasileiros, pesquisadores do Datafolha percorreram 197 municípios de todas as regiões do país. Ao todo, 6.618 brasileiros acima de 16 anos foram entrevistados entre os dias 30 de julho e 6 de agosto deste ano. As 64 categorias pesquisadas (número recorde) estão relacionadas às marcas dos setores de alimentação, finanças, saúde, transporte e comunicação.
O Prêmio Folha Top of Mind começou em 1991 com 12 categorias. A edição deste ano contou com quatro novas: Aparelho de Barbear, Batata Palha e Caneta. Entre as especiais foi incluída a categoria Confiança.
Circula na edição da Folha de S.Paulo desta quarta-feira (30), a revista impressa Folha Top of Mind com os resultados, as marcas vencedoras, os lugares onde o Datafolha esteve, artigos de empresários e entrevistas com representantes do meio publicitário. Além disso, especialistas analisam a performance das marcas vencedoras, o impacto das campanhas publicitárias e as previsões econômicas para os segmentos pesquisados.
Confira a relação completa das campeãs da 29ª edição do Prêmio Folha Top of Mind:
ESPECIAIS | ||
Top do Top | Omo | |
Marca que representa o Brasil | Petrobras | |
Preservação do meio ambiente | Ypê e Natura | |
Inovação | Samsung | |
Confiança | Samsung e Omo | |
Performance | Samsung | |
Top Feminino | Risqué | |
Top Masculino | Pirelli | |
CATEGORIAS | ||
ALIMENTOS E BEBIDAS | ||
Adoçante | Zero Cal | |
Aveia | Quaker | |
Batata palha | Elma Chips e Yoki | |
Cereal matinal | Kellogg’s, Nescau, Sucrilhos e Nestlé | |
Iogurte grego | Vigor e Danone | |
Leite | Ninho | |
Margarina | Qualy | |
Molho de tomate | Elefante | |
Pratos congelados | Sadia | |
Requeijão | Vigor | |
LIMPEZA | ||
Detergente | Ypê | |
Limpador multiuso | Veja | |
CASA | ||
Louças e metais sanitários | Deca | |
Tinta de parede | Suvinil | |
COMPRAS | ||
Caneta | Bic | |
Loja de móveis e eletrodomésticos | Casas Bahia | |
Site de compras | Mercado Livre | |
Supermercado | Extra e Carrefour | |
COMUNICAÇÃO | ||
Operadora de banda larga de internet | Vivo | |
Operadora de telefone celular | Vivo | |
Operadora de TV por assinatura | SKY | |
Smartphone & Tablet | Samsung | |
ELETROELETRÔNICO | ||
Aparelho de TV | Samsung | |
Barbeador elétrico | Phillips e Gillette | |
Chuveiro elétrico | Lorenzetti | |
Ferro de passar | Black & Decker | |
Geladeira | Consul | |
Máquina de lavar | Brastemp | |
FINANÇAS | ||
Aplicativo de banco | Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal | |
Banco | Banco do Brasil | |
Cartão de crédito | Visa | |
Plano de Saúde | Unimed | |
Poupança | Caixa Econômica Federal | |
Seguro | Porto Seguro e Bradesco | |
HIGIENE & BELEZA | ||
Absorvente feminino | Sempre Livre | |
Aparelho de barbear | Gillette | |
Camisinha | Jontex | |
Esmalte de unha | Risqué | |
Hidratante | Monange | |
Pasta de dente | Colgate | |
Protetor solar | Sundown | |
MEDICAMENTOS | ||
Medicamento genérico | Medley e Neo Química | |
TRANSPORTE | ||
Aplicativo de transporte | Uber | |
Caminhão | Mercedes-Benz | |
Carro | Volkswagen e Fiat | |
Combustível | Petrobras | |
Moto | Honda | |
Óleo lubrificante | Lubrax e Shell | |
Pneu | Pirelli | |
TURISMO | ||
Agência de viagem | CVC | |
Companhia Aérea | Gol | |
DESTAQUES REGIONAIS | ||
Destaque Centro-Oeste | Piracanjuba | |
Destaque Nordeste | Primor | |
Destaque Sudeste | Casas Bahia | |
Destaque Sul | Elefante | |
Destaque Norte | Deline e Líder Supermercados | |