Famosos aderem a campanha que alerta sobre a importância de falar das doenças do coração
“Fale de Coração” tem o intuito de sensibilizar a população sobre as doenças relacionadas ao coração que vitimam 17,3 milhões de pessoas ao redor do mundo
Em 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, com o intuito de chamar a atenção da população brasileira para as doenças cardiovasculares, o Grupo de Advocacy em Cardiovascular, administrado pela Colabore com o Futuro, lançou a campanha “Fale de Coração”, com dois principais objetivos: conscientizar as pessoas sobre a importância de hábitos saudáveis na prevenção dessas doenças; e chamar a atenção do governo para que os pacientes já diagnosticados tenham acesso ao tratamento adequado.
A campanha, criada pela IK Creative Branding, com o apoio da agência The Heart, visa gerar um grande movimento de pessoas nas redes sociais, postando depoimentos sobre suas experiências com as doenças cardiovasculares. “Para isso, a entidade convidou celebridades e influenciadores para abraçar a campanha que é de grande importância para a sociedade. As doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito no mundo. Cerca de 17,3 milhões de pessoas morrem por ano em virtude dos problemas relacionados ao coração. Só no Brasil, de acordo com último levantamento do Ministério da Saúde, há 302 mil óbitos. Por isso é de extrema importância conscientizarmos a população e enfatizarmos que há formas de tratamento e controle, por meio, principalmente, da correção de hábitos alimentares pouco saudáveis e de outros fatores de risco como tabagismo, obesidade, estresse, colesterol alto e sedentarismo”, destaca Carolina Cohen, cofundadora da Colabore com o Futuro.
Através de uma página no Instagram criada especialmente para a causa (www.instagram.com/faledecoracao), é possível se engajar na campanha, compartilhando vídeos e histórias que envolvam o assunto. “Dessa forma as pessoas podem compartilhar seus vídeos e fotos na página @faledecoração, relatando suas histórias reais na luta contra as doenças cardiovasculares. Nesse sentido, a hashtag #D (seguida por um emoji de coração) foi desenvolvida para que o público possa usar nas mensagens, deixando-as registradas e visíveis para todos”, destaca Carolina.
O primeiro depoimento com vídeo foi da idealizadora do conceito da campanha, Irene Knoth, e foi ao ar na página @faledecoração no domingo, 29 de setembro, Dia Mundial do Coração. Ela conta sobre a sua experiência, com o falecimento do pai por infarto. Em sua fala, Irene convida outras pessoas a também postarem suas histórias com a hashtag da campanha. “Com a ação, queremos, juntos, fazer com que o Dia Mundial do Coração seja sobre amor e não sobre saudade”, ressalta Irene.
Eduardo Martini, Alessandra Scatena, D’Black, André Marinho, Ronnie Von, entre outros famosos aderiram ao projeto e enviaram seus vídeos.