Levantamento mostra que Dia dos Namorados desperta mais discussões sobre presente do que relacionamento
Análise da vert.se a partir de dados das redes sociais mostra que conversas sobre
Dia dos Namorados giram mais em torno da divulgação de produtos para venda e sorteios
O que é mais importante no Dia dos Namorados: relacionamento ou presente? Essa dúvida encontra seu veredito a partir de análise das interações nas redes sociais sobre a celebração do próximo domingo (12), feita pela vert.se Inteligência Digital, empresa de business intelligence. O estudo dos dados das conversas nas redes sobre o tema, entre 1º de maio e 9 de junho de 2022, comprovam que as conversas acontecem em torno da divulgação de produtos para vendas e sorteios.
Termos como ‘amor’ e ‘mozão’ estão muito presentes, mas o maior destaque está concentrado na busca pelo presente ideal para agradar a pessoa amada. A busca por produtos, promoções e, até mesmo, sorteios estão prevalecendo e abrem grande oportunidade para que marcas possam interagir com os consumidores e engajá-los. No cenário identificado, o comércio tem muitos motivos para festejar a data.
Se a intenção dos apaixonados é presentear no Dia dos Namorados, os dados mostram que os “mimos” mais citados nas redes sociais foram “Jantar”, “Chocolate”, “Roupa”, “Viagem” e “Calçado”.
Namorados em vantagem – O levantamento apontou que, nos sete dias que antecederam 9 de junho, as buscas no Google pelo termo “presente namorado” foram superiores a “presente para namorada”.
De acordo com o estudo, palavras como “azar” e “superstição” são preocupações de quem procura presente para namorado. Ou seja, além da intenção de agradar, há preocupação em não escolher algo que dê brecha para que o relacionamento chegue ao fim. Não à toa, nas redes, as discussões sobre não presentear com perfume sempre ressurgem nesta época do ano.
Marcas se aproveitam da data – A data traciona muitas ações das marcas, com as mais diferentes estratégias. Dentro do período de coleta de dados pela vert.se, o post com mais interações foi uma publicação colaborativa entre os influenciadores Álvaro e Lucas Guedez, para a Riachuelo, com 708,2 mil visualizações; 428,9 mil curtidas e 4,4 mil comentários – em sua maioria positivos. Interessante observar que, recentemente, uma campanha da Volkswagen causou enorme discussão nas redes sociais – até com comentários homofóbicos – exatamente por mostrar um relacionamento homoafetivo, mas isso não impediu de as marcas abraçarem a diversidade e inclusão no Dia dos Namorados.
Segundo a análise, outras marcas que se destacaram pelo volume de interações com os consumidores em posts foram Hope, Netshoes, Hering, Renner e O Boticário. O perfil do site de relacionamentos Par Perfeito também merece destaque. Em um post, lembra dos solteiros e aposta no bom humor para provocá-los. Em parceria com a Gretchen e outros influenciadores, o site criou vídeos cômicos para a turma que ainda não arrumou um par para comemorar a data.