Canal Rural lança marketplace e amplia modelo de negócio
A plataforma Balcão Rural entra no ar nesta quarta-feira (23)
O Canal Rural, um dos principais veículos de comunicação especializado em agronegócio no Brasil, lança sua plataforma de marketplace, chamada Balcão Rural (www.balcaorural.com.br). A ferramenta de e-commerce para o produtor do campo amplia a estratégia de negócio da emissora e contará com mais de 30 mil produtos, inseridos ao longo do ano, de marcas como Samsung, Philco, Madesa e Grupo ARF, entre outras. A estreia acontece nesta quarta-feira (23).
A iniciativa faz parte do processo de digitalização das operações e expansão do portfólio de serviços para uma audiência de mais de 40 milhões de pessoas em todo o Brasil. A plataforma será dividida em 25 categorias. Nelas, os visitantes encontrarão insumos agrícolas, eletroeletrônicos, utensílios domésticos e itens de vestuário. Além da venda, o site irá explorar conteúdos informativos e tutoriais para utilização das mercadorias.
Para Julio Cargnino, presidente do Canal Rural, o lançamento do marketplace se encaixa no mix de entregas para o produtor rural. “Ampliamos nosso modelo de negócio, entrando na área de vendas, para estar presente em todos os momentos do dia a dia dos produtores rurais e das pessoas que trabalham pelo desenvolvimento do agronegócio, principalmente as que estão no interior do País. Sempre fizemos isso com conteúdo e informação, mas a partir de agora, queremos levar para o nosso público, oportunidades de negócios e compra de produtos, de forma fácil e segura, com um serviço pensado para especialmente para as pessoas que nos acompanham para televisão e internet e confiam no Canal Rural”, ressalta.
O marketplace contará ainda com serviço de televendas, em exibições diárias no Canal Rural e Canal do Criador, emissora que também estreou em setembro. As transmissões ocuparão as faixas da manhã (das 8h às 9h), tarde (13h30 às 14h) e madrugada (1h às 3h). Inserções curtas, de cinco minutos, também estarão presentes durante a programação.
Recentemente, uma pesquisa realizada pela MicKinsey & Company apontou que 71% dos agricultores brasileiros usam canais digitais diariamente para questões relacionadas à fazenda. O estudo também mostra que 36% dos agricultores pesquisados fazem compras online para a fazenda. A relação com a segurança do ambiente online também ganhou destaque com 40% dos entrevistados dizendo que aumentariam o envolvimento por meio de canais digitais e a percepção da plataforma online possuisse maior segurança.
“O Balcão Rural é um projeto importante no plano de desenvolvimento de novos negócios. Por meio dele, vamos levar até os produtores toda a tecnologia, inovação e serviços oferecidos pelo grupo. Estamos na TV e internet com estrutura nunca vista, desenhada exclusivamente para nossa audiência. Nosso portfólio inicial inclui produtos agro, eletroeletrônicos e moda como principais destaques. A intenção é ampliar essa vitrine ainda mais ao longo do ano”, enfatiza Claudio Miranda, diretor de Novos Negócios do Canal Rural.